Empreendedorismo com Máquinas Pesadas

Não há empreendedor que termine o dia sem ter uma nova ideia de negócio, se você é empreendedor sabe que esta afirmação é verdadeira. Eu sempre que passo o dia fora de casa e ando muito pelas ruas, sempre vejo algo que me chama atenção, e esta semana não foi diferente.

Ao andar por uma avenida perto da minha casa, em um horário de pouco movimento, vejo um grande “veículo” amarelo passar perto dos carros, se tratava de uma retroescavadeira a serviço da prefeitura, que pouco tempo antes estava fazendo reparos em uma obra ali perto. Na mesma hora pensei, será essa uma boa oportunidade de negócio?

Fui estudar sobre o assunto e tenho algumas ideias para compartilhar. O mercado de locação de máquinas divide-se em 3 grupos principais:

  • Linha amarela: são os equipamentos de terraplenagem, usadas na construção de estradas e construção civil, posso listar motoniveladoras, escavadeiras hidráulica, retroescavadeiras, miniescavadeira.
  • Movimentação de cargas: posso listar guindastes, carretas, cabotagem.
  • Linha leve: são equipamento de pequeno porte, como bombas, furadeiras e máquinas de corte.

O ideal para todo empreendedor iniciante é começar em um segmento específico e ir crescendo conforme seu desenvolvimento, não adianta abraçar o mundo e não ter condições de cumprir todas suas tarefas, aliás isso é muito bem explicado no livro “O Mito do Empreendedor de Michael Gerber“.

Aluguel de Linha amarela

No aluguel de máquinas, como por exemplo aluguel de retroescavadeiras, o empresário oferece opção de locação por diária, semanal, ou mensal, é importante ter todas essas opções pois o locatário irá escolher a que melhor se encaixa em seu propósito. Ainda é necessário oferecer diversos equipamento para alugar junto com a retroescavadeira, os principais são concha e rompedor, que também será escolhido de acordo com a necessidade do locatário. Outros itens importantes para oferecer são: frete até a obra, um operador de máquina qualificado, e opção de tanque de combustível cheio. Vale mencionar, a locomoção de uma máquina pesada entre cidades de longa distância pode sair cara, daí a oportunidade de possuir uma empresa de locação de retroescavadeiras que preste serviços a cidades carentes deste serviço, claro que antes é necessário analisar se há demanda suficiente.

Qualificação e habilidade para empreender

No parágrafo acima listei alguns detalhes e conhecimentos específicos sobre a linha amarela de máquinas pesadas, mas o trabalho do empresário está longe de se limitar apenas a isso. Se você quiser ter sucesso no ramo é imprescindível ter conhecimentos sobre marketing, administração de empresas, contabilidade, recursos humanos, plano de negócios, fluxo de caixa; só para falar o básico.

Por final quero deixar claro, as oportunidades estão aí apesar da crise, seja rápido; porém não abra sua empresa sem conhecimento, empreendedor corre riscos, mas são riscos previamente calculados.

Links de pesquisa:

Comentários estão desabilitados.